viernes, 29 de julio de 2011

Lula exalta administração de Cristina Kirchner e Dilma Rousseff.

Ao quebrar o protocolo na inauguração da embaixada da Argentina, em Brasília, o ex-presidente Lula engrandeceu o papel das duas presidentas, Dilma Rousseff e Cristina Kirchner. Enquanto Dilma e Cristina discursaram sobre as relações bilaterais, Lula optou por um salto maior. "Tenho certeza que as duas juntas no G20 vão mudar um pouco a política mundial, geopolítica do Conselho de Segurança da ONU e a geopolítica comercial", disse.

Lula que presidiu o Brasil, enquanto Nestor Kirchner, a Argentina, fez questão de homenagear o amigo que faleceu recentemente. "Como um cristão que acredita que quando o corpo se vai, há uma outra vida, o Kirchner agora deve estar pensando: pobre de mim e de Lula porque a Dilma e a Cristina vão fazer história na América do Sul e na América Latina".

Cristina Kirchner que disputa a reeleição à presidência da Argentina ouviu de Lula um elogio de caráter ideológico. "Faço parte de uma geração que tem que agradecer a Deus porque não se imaginava que as duas maiores nações da América do Sul fossem presididas por duas mulheres. Não porque são mulheres, mas porque são militantes especiais, com perfil ideológico definido, porque sabem para quem estão governando".


Já Dilma Rousseff, que falou de improviso, destacou a relação bilateral. “A evolução dos nossos países tem conduzido a que tenhamos clareza da importância estratégica, para os nossos países e para a região, das nossas relações”.

Dilma destacou a importância das políticas sociais implementadas pelos dois governos. “Milhões e milhões de brasileiros, milhões e milhões de argentinos, milhões e milhões de colombianos, enfim, milhões e milhões de latino-americanos ascenderam à situação de consumidores, de trabalhadores, de produtores ativos e, portanto, de cidadãos”.

Dilma destacou também a importância da nova embaixada da Argentina. “Por isso, essa Embaixada, ela é um local especial: é o local da integração, é o local da unidade, é o local onde aqui, no Brasil, construiremos essa relação cada vez mais forte. Essa cerimônia fecha com chave de ouro a visita da presidenta aqui ao Brasil”, disse. (Redação Portal do PT)

No hay comentarios:

Publicar un comentario